Pagina principal
Contadores de Histórias
Festivais
Megablog
Notícias
Livros
Contos
Teoria
Video-contos
Links
Sobre nos

Nome artístico:
Vivian Catenacci
Nome real:
Vivian Catenacci
E-mail:
vicatenacci (arroba) yahoo.com.br
País:
Brasil
Telefone:
(11)3571-7768
Telefono celular:
(11)7122-0241
Endereço:
São Paulo
Nacionalidade:
Brasileira
Cidade:
São Paulo
Espectáculos:

"Contos encantados brasileiros" . Essa roda de histórias foi composta por contos que passaram de boca em boca em vários cantos do Brasil. São as narrativas repletas de humor e fantasia, entremeadas por brinquedos cantados e quadras poéticas que fazem parte da nossa cultura da infância.

"Histórias para brincar e sonhar" . Para compor esta roda de histórias foram escolhidos contos e poesias bem humorados que tematizam a relação entre a criança, os brinquedos e as brincadeiras.

"Cada canto conta fábulas" . Cada canto do mundo, cada país, cada cultura tem uma fábula pra contar... Esta roda de histórias é composta por divertidas narrativas que vêm de lugares e tempos distantes.

"Era uma vez vários reis" . 'Era uma vez vários reis' é um convite para crianças de todas as idades mergulharem nas narrativas encantadas que se passam em palácios espalhados por vários cantos mundo.

"Histórias andantes" . Quer ouvir uma história? . Com essa pergunta tem início a intervenção artística desenvolvida pelas contadoras de histórias Vivian Catenacci, Leila Terra e Nanda Ruano, espalhadas entre o público.

"Tramas femininas" . Com o espetáculo TRAMAS FEMININAS, que tematiza o feminino nos contos tradicionais de vários cantos do mundo, o grupo MULHERES TECELÃS formado pelas artistas Vivian Catenacci, Luciana Coin e Lara César apresenta sua proposta de contação de histórias, direcionada ao público adulto.

Público:
Todos
 

Currículum:

Em 1998 comecei a narrar histórias em diversos espaços de cultura e lazer; bibliotecas; livrarias; instituições públicas e privadas de ensino; empresas de diferentes setores; instituições hospitalares; ONGs, entre outros.

Convites para ministrar cursos, palestras e oficinas sobre histórias de boca e histórias de livro, surgiram a partir dessas rodas de histórias.

Em 2008 conclui a dissertação de mestrado O voo dos pássaros: uma reflexão sobre o lugar do contador de histórias na contemporaneidade' (PUC-SP), com bolsa de estudos do CNPq.

Participei do G rupo Girasonhos entre 2005 e 2010. Em 2008 formei o Grupo Mulheres Tecelãs, no qual atuo com Lara César e Luciana Coin.

Realizei a curadoria do evento Momentos Mágicos Infantis', de lançamento dos livros Terra do Rosa I e II (2008 a 2010), patrocinado pela Pampili. Esse trabalho envolveu a contratação, treinamento e acompanhamento da ação de 16 contadoras de histórias em vários cantos do Brasil (para 50.000 crianças).

Em 2010 coordenei a formação de 52 mediadores de leitura na cidade de Várzea Paulista (SP), pelo projeto ContoEncanto', patrocinado pela PETROBRÁS.

Também brinco e encanto com histórias alunos do Colégio São Domingos e bebês (0 a 2 anos) do clube Hebraica, em São Paulo.

Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias.

Red Internacional de Cuentacuentos
Red Internacional de Cuentacuentos

Livros:

Artigo completo publicado em livro
CATENACCI, Vivian Silva. Era uma vez outra vez... O lugar do contador de histórias com o advento da modernidade. In: O Bom Pensamento: Contadores, Intérpretes e Narradores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009, pp. 97-111.

Artigo completo publicado em periódico
CATENACCI, Vivian Silva. Histórias de boca: o lugar do contador de histórias nas grandes cidades. In: Revista Sinal Verde, São Paulo, ano IV, n. 38, p. 73, 2004.

CATENACCI, Vivian Silva. Cultura Popular: entre a tradição e a transformação. In: Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, pp. 28-35, 2001.

Trabalho publicado em anais
CATENACCI, Vivian Silva. Era uma vez: A Arte de contar Histórias. In: Anais do I Simpósio Nacional: Ciência, Arte e Educação na Pós-modernidade, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, v. 1, p. 49-52, 2001.

 

Línguas:
português
Web:
Blog:
Vídeos em Youtube: