Pagina principal
Contadores de Histórias
Festivais
Megablog
Notícias
Livros
Contos
Teoria
Video-contos
Links
Sobre nos

Nome artístico:
Lídia Engelberg
Nome real:
E-mail:
lengelberg (arroba) uol.com.br
País:
Brasil
Telefone:
55 11 4612.4431
Telefono celular:
55 11 9186.7117
Endereço:
Cotia
Nacionalidade:
Brasileira
Cidade:
Cotia
Espectáculos:

Mnemósine (adulto)- Espetáculo de mitos gregos,acompanhado de percussão e apresentado nos Festivais da Arte de Contar Histórias da Secretaria Municipal de Cultura.(2003 a 2005)

Conta e Reconta (infantil) - um repertório variado de histórias é contado e depois recontado com a participação do público, que tem à sua disposição panos e perucas para compor os personagens. Apresentado no Projeto Viagem Literária, da Secretaria Estadual de Cultura, Viradas Culturais e Roteiros das Bibliotecas Municipais. (2005 a 2011)

Causos e Historietas(infantil)- Histórias do nosso interior. Um pouco da esperteza e da sabedoria populares, além de uma deliciosa dose de assombração. Repertório: Gretel, A Esperta, A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel, A Casa da Onça e do Bode, Matinta Pereira e Lobisomem. (2010/2011)

Eu conto, Tu Contas... Histórias para quem tem História (adulto) - repertório variado, com histórias que vão desde a mitologia grega, passando por causos e contos de fadas, entre outros... até chegar nos dias de hoje. A cada história contada, o público interage lembrando e contando suas histórias. (2009 a 2011)

Público:
Todos
 

Currículum:

O trabalho com histórias começou em 2000 numa Escola Municipal de Educação Infantil no município de Cotia. O desenvolvimento de um trabalho semanal permitiu um vasto mergulho neste universo, pesquisando dezenas de histórias, além de possibilitar uma investigação cuidadosa no que se refere a forma de contar e com relação a vários teóricos que explicam esta arte milenar.

O aprendizado adquirido neste exercício constante pode ser utilizado e compartilhado no momento de ministrar uma Oficina da Arte de Contar Histórias, dirigida a professores e realizada dentro do Concurso Literário, promovido pelo SESC no ano de 2003.

Daí para apresentações em outras escolas, livrarias, bibliotecas e teatros foi um passo. Assim, as histórias ganharam o roteiro de bibliotecas públicas de São Paulo, depois as edições do Festival da Arte de Contar Histórias (SMCSP), a FLIP e os diversos projetos da Secretaria de Cultura do Estado, como: Virada Cultural, Festival da Mantiqueira e Viagem Literária.

A Assessoria da Arte de Contar Histórias dentro do Projeto Rede Cultural nas Escolas em Diadema (2005 a 2008) também possibilitou uma prática intensa tanto em relação ao próprio ato de contar, neste caso, voltado especificamente para adultos, como em relação à transmissão desta arte para professores.

Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias.

Red Internacional de Cuentacuentos
Red Internacional de Cuentacuentos

Livros:

 

 

 

Línguas:
Português
 
Web:
Blog:
Vídeos em Youtube:

 

Red Internacional de Cuentacuentos :: International Storytelling Network

Email: red@cuentacuentos.eu - Aviso - FAQ

Megablog Video-contos