Pagina principal
Contadores de Histórias
Festivais
Megablog
Notícias
Livros
Contos
Teoria
Video-contos
Links
Sobre nos

Nome artístico:
Gabriela Kopinits - A Cigana Contadora de Estórias
Nome real:
Gabriela Kopinits
E-mail:

gabikopinits (arroba) gmail.com

País:
Brasil
Telefone:
+ 55 81 9 99412-1832
Telefono celular:
+ 55 81 9 9830-8159
Endereço:
Caixa Postal 266, CEP: 55.002-970, Caruaru/PE - Brasil
Nacionalidade:
Brasileira
Cidade:
Caruaru - Pernambuco
Espectáculos:

As estórias da Cigana no "Domingo No Museu", evento promovido pela Cepe Editora no Museu do Estado de Pernambuco, no dia 13/09/2015.
Espetáculo "Baile Encantado", promovido pelo Colégio Diocesano de Caruaru, no dia 12/12/2015, com a Cigana Contadora de Estórias
Hora do Conto e Clube da Leitura na Biblioteca Álvaro Lins - Sesc Caruaru - entre novembro/2015 e maio/2016 - a Cigana Contadora de Estórias vem promovendo sessões semanais de contação de estórias e incentivo à leitura.
Projeto Estórias Infantis no Centro de Educação Popular Assunção - Cepa - entre maio/2015 e abril/2016 - a Cigana Contadora de Estórias faz apresentações rotineiras para as crianças do da educação infantil e do ensino fundamental.
As estórias da Cigana na 9ª Feira de Festas Infantis - 10/04/2016 no Caruaru Shopping.
Semana do Livro Infantil - abril/2016 - A Cigana Contadora de Estórias promoveu sessões de estórias com as turmas da educação infantil e do ensino fundamental no Colégio Exato de Caruaru, no Colégio Inovar, em Toritama, e no Colégio Municipal Álvaro Lins, em Caruaru.

Público:
Todos
 

Currículum:

Narradora de fatos reais como jornalista, Gabriela virou contadora de estórias do imaginário popular em 2001, levando o encantamento dos contos infantis a crianças em escolas e hospitais, num trabalho voluntário, de solidariedade e incentivo à leitura, que dura até hoje. 15 anos e muitas estórias depois, contadas para gente de todas as idades e em todos os cantos - de praças a quartos de hospital, de quadras de esporte a salas de aula, de bibliotecas a livrarias - a Cigana Contadora de Estórias lançou o seu primeiro livro infantil, "Era uma vez.... estórias de uma contadora de estórias", pela Companhia Editora de Pernambuco, indicado em sua versão digital ao Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura brasileira. Capacitada em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela UniVerçosa/MG, Gabriela se especializou na contação de estórias para crianças e adolescentes hospitalizados e em situação de risco social e é voluntária do Instituto Viva História/Recife.
No ano passado, seu projeto de contação de estórias foi o único representante de Pernambuco no 3º Prêmio Culturas Ciganas, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O seu trabalho foi premiado com a Medalha de Honra ao Mérito Jornalista José Carlos Florêncio, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru. Além de escrever e contar estórias, ela promove treinamentos e oficinas de contação de estórias.

Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias (RIC).

Red Internacional de Cuentacuentos
Red Internacional de Cuentacuentos

Livros:

Livro de estórias infantis: "Era uma vez... estórias de uma contadora de estórias", ilustrações de Rivaldo Barboza, publicado pela Cepe Editora em 2014, indicado ao Prêmio Jabuti na sua versão digital, com as estórias narradas pela autora, em 2015.

 

Línguas:
Português, inglês e espanhol
Web:
Blog:
Vídeos em Youtube:

Gabriela Kopinits, a Cigana Contadora de Estórias, conta "O galo rouco e o rato esperto": https://www.youtube.com/watch?v=iQlAxw_bVTI

Dia do Livro com a Cigana Contadora de Estórias, entrevista à TV Jornal/SBT: https://www.youtube.com/watch?v=KGMHq7urkPs

Semana do Livro Infantil com a Cigana Contadora de Estórias, entrevista à TV Asa Branca/Globo Nordeste: https://www.youtube.com/watch?v=clu67A7LZOs