Pagina principal
Contadores de Histórias
Festivais
Megablog
Notícias
Livros
Contos
Teoria
Video-contos
Links
Sobre nos

Nome artístico:
Andréa Amaral
Nome real:
Andréa Cristina do Amaral Andrade
E-mail:
historiasdaandrea@gmail.com
País:
Brasil
Telefone:
Telefono celular:
55 11 8071.8217
Endereço:
Guarulhos
Nacionalidade:
Brasileira
Cidade:
Guarulhos
Espectáculos:

Pesquisadora de Folclore, estudiosa de contos de tradição oral e cultura popular

Mediadora de leitura.

Pedagoga formada pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

Público:
Todos
 

Currículum:

Andréa Amaral, Contadora de Histórias, Pedagoga formada pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – USP/Unesp), mediadora de leitura formada pelo Instituto Demócrito Rocha da Universidade Federal do Ceará, arte educadora, pesquisadora de folclore, estudiosa de cultura popular e contos de tradição oral.
Ministrou a oficina de cultura popular ‘’Todos somos folclore” dentro do projeto ‘’De coração para coração’’, com mentoria de Márcio Grou no CME Adamastor em Guarulhos, projeto financiado pelo FunCultura (Fundo Municipal de Cultura) da Prefeitura de Guarulhos.
Organizou e coordenou a oficina “Aprendendo a ouvir e contar histórias” e a oficina de cultura popular “Todos somos folclore” para a Secretaria de Cultura de Guarulhos.
Idealizou o 1º encontro “Pétalas da Sabedoria”, “Era uma vez... Cheiro de mãe” e “Era uma vez... Cuidado de pai”, com histórias temáticas voltadas para a terceira idade, dia das mães e dia dos pais respectivamente, em parceria com a Livraria Nobel Guarulhos.
Participou do projeto “Prazer em Ler” do Instituto C&A no Circo Escola Jardim Seródio na cidade de Guarulhos.
Integrou o grupo de Contadores de Histórias no III Encontro de Contadores de Histórias no “Revelando São Paulo” (O maior evento de cultura popular da América Latina) com Contos de Tradição Oral.
Em parceria com CCJ (Centro Cultural da Juventude), realizou “Histórias Gustativas” (Histórias saborosas e confecção de cupcakes para as crianças da Comunidade da Vila Brasilândia), Dia Nacional do Livro (2014 e 2015) Metrô Ayrton Senna e Terminal Cachoeirinha com distribuição de milhares de livros para os transeuntes, “Projeto ouvir e ler histórias”, com o tema “Consciência negra” e “Choro e Poesia” com mediação de poemas aos usuários do local.
Em 2016 participou do Quinto Salão do Livro de Guarulhos, apresentando histórias nascidas em livros e contos de tradição oral.
Através de mediação de leitura e contos de tradição oral participou da Semana Mundial do Brincar com ‘’Contos para sorrir’’ realizado na Casa de Repouso Residencial Alternativa, onde levou a leveza e o bálsamo dos causos e contos matutos aos habitantes do lugar.
Desde 2011 integra a equipe da Engenharia do Livro, empresa que realiza feira de livros em colégios particulares em toda grande São Paulo, o que a enriquece em conhecimento, sabedoria e em coexistência direta e harmoniosa com crianças e jovens (Desde o maternal até o ensino médio).
É autora de três produtos educacionais publicados pelo Educapes (Ministério da Educação), com o Título “Brincar na Educação para Consolidação do Conhecimento”, usando cantigas de domínio público no auxílio da consolidação do conhecimento e facilitador no processo de ensino e aprendizagem, sendo um plano de aula, um vídeo e uma áudio descrição.
Participou do Congresso Científico CIC Unifai 2020 com o trabalho “Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento”, recebendo pontuação máxima e Menção Honrosa pelo mesmo projeto.

Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias.

Red Internacional de Cuentacuentos
Red Internacional de Cuentacuentos

Livros:

 

 

Línguas:
Português
Web:
Blog:
Vídeos em Youtube: