Festival:

Conte outra vez - Festival de contação de histórias

Dónde se celebra:
Recife, PE
En qué fecha:
21 à 25 de março (dados para 2012)
Organizado por:
Grupo O Tapete Voador
Periodicidad:
único
Tipo de público:
Infantil
Email:

Camila Puntel
contato (arroba) otapetevoador.com.br

Dirección:
Teatro do IMIP, Centro Cultural Correios, Livraria Jaqueira, OAF
Idiomas:
Português
Web:

www.otapetevoador.com.br

Tel.:
Cel.: (81) 9797"5784
Tel.: (81) 3093"1038
Más datos:

O Conte outra vez é um festival que contempla a arte de contar histórias em suas diferentes linguagens, através de artistas vindos de vários cantos do Brasil. O festival valoriza a beleza da diversidade, convidando a todos para cinco deliciosos dias de aprendizado e muito encantamento. Crianças de toda parte, de várias localidades, com limitações físicas (deficiência física e auditiva) são convidadas a subir no tapete voador das histórias e adentrar no reino mágico da imaginação.

SOBRE O FESTIVAL

SOBRE O FESTIVAL
A arte de con­tar his­tó­rias em evento espe­cial no Recife

Programação do “Conte Outra Vez” reúne artis­tas e arte-educadores do país em março

Crianças e todos aque­les que tra­ba­lham com cri­an­ças e amam his­tó­rias infan­tis agora terão um fes­ti­val para ouvir e apren­der mais. “Conte Outra Vez” é o nome do evento que será rea­li­zado pela pri­meira vez no Recife, entre os dias 21 e 25 de março, tra­zendo artis­tas, arte-educadores e com­pa­nhias espe­ci­a­li­za­das. Com rea­li­za­ção do grupo O Tapete Voador e incen­tivo cul­tu­ral do FUNCULTURA, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o “Conte Outra Vez” pos­sui ainda apoio da Prefeitura do Recife, Secretaria de Educação de Pernambuco, IMIP, Centro Cultural Correios, OAF e Livraria Jaqueira.

O fes­ti­val “Conte Outra Vez” vem tra­zendo gente de diver­sas par­tes do país com dife­ren­tes expe­ri­ên­cias e his­tó­rias que serão com­par­ti­lha­das com cri­an­ças e adul­tos. O IMIP, o Centro Cultural Correios, a OAF — Organização de Auxílio Fraterno e a Livraria Jaqueira sediam as ati­vi­da­des do fes­ti­val em uma pro­gra­ma­ção que começa pela manhã e se estende até o final da tarde.

A arte de con­tar his­tó­rias é uma prá­tica que teve seu iní­cio atra­vés da tra­di­ção oral desde os pri­mór­dios da huma­ni­dade. No Oriente Médio, esta cul­tura de con­ta­ção de his­tó­rias ficou regis­trada na famosa obra “As mil e uma noi­tes”, em que Sherazade nar­rava his­tó­rias fan­tás­ti­cas para os sul­tões e seus súdi­tos. Ao longo do tempo, viu-se que esta arte vai além do sim­ples pas­sa­tempo, ampli­ando o uni­verso lite­rá­rio das pes­soas e des­per­tando o inte­resse das cri­an­ças pela leitura.

O grupo O Tapete Voador, res­pon­sá­vel pela cri­a­ção do evento, é for­mado pelas con­ta­do­ras Camila Puntel e Roma Júlia, além de um músico con­vi­dado espe­cial. Camila, for­mada em Letras e Pós-graduada em Psicopedagogia, conhe­ceu o encanto da con­ta­ção de his­tó­rias atra­vés de um está­gio feito na clí­nica infan­til Prontobaby no Rio de Janeiro, onde rea­li­zava ses­sões de con­ta­ção para cri­an­ças inter­na­das. Atualmente, estuda canto lírico e tea­tro, mas sua pai­xão mesmo está na arte de can­tar e con­tar his­tó­rias. Roma Júlia é uma artista vin­cu­lada aos diver­sos cam­pos das artes cêni­cas e edu­ca­ção social infan­til. Desde 2005 vem atu­ando em áreas de risco social nas cida­des de Camaragibe, Recife e Paulista. Hoje em dia no grupo O Tapete Voador, ela empresta seu talento nas artes para o mundo das con­ta­ções de histórias.

Programação — Os dois pri­mei­ros dias do evento acon­te­cem no Teatro do IMIP, tra­zendo diver­sos momen­tos na pro­gra­ma­ção, com ati­vi­da­des que envol­vem a nar­ra­ção de con­tos e espe­tá­cu­los com temá­ti­cas diver­sas. Entre os par­ti­ci­pan­tes estão a com­pa­nhia Tapetes Contadores de Histórias (RJ), a trupe per­nam­bu­cana As Fadas Magrinhas e a Cia Conto em Cantos (SP). A com­pa­nhia pau­lista tam­bém vai ofe­re­cer ofi­ci­nas para cri­an­ças na sede da OAF nes­tes mes­mos dias.

Na sexta-feira (23/03), a pro­gra­ma­ção do “Conte Outra Vez” passa a acon­te­cer no Centro Cultural Correios, come­çando com uma ofi­cina pela manhã onde a artista pau­lis­tana Irene Tanabe ensi­nará a con­tar his­tó­rias atra­vés da téc­nica de ori­ga­mis. À tarde, acon­te­cem três pales­tras, sendo a pri­meira com o grupo per­nam­bu­cano Zumbaiar, a segunda conta com a par­ti­ci­pa­ção dos cari­o­cas do Tapetes Contadores de Histórias com o tema “Textos e têx­teis”. Logo depois tem iní­cio a pales­tra “A arte de con­tar his­tó­rias no Século XXI” com a escri­tora e pes­qui­sa­dora sobre lite­ra­tura oral e infanto-juvenil Cléo Busatto.

O penúl­timo dia do “Conte Outra Vez” vem com uma mini­ma­ra­tona de con­ta­ção na Livraria Jaqueira a par­tir das 09h da manhã com a com­pa­nhia O Tapete Voador e arte-educadores con­vi­da­dos. Às 14h, Os Tapetes Contadores de Histórias, Irene Tenabe e Verônica fazem uma tarde de con­ta­ção para crianças.

O encer­ra­mento acon­tece no domingo nova­mente no Teatro do IMIP, con­tando com a pre­sença da can­tora e con­ta­dora de his­tó­rias Bia Bedran. Ela vem apre­sen­tar no “Conte Outra Vez” o espe­tá­culo “Cabeça de vento”, um pas­seio pelo uni­verso sonoro numa lin­gua­gem cênica que con­tem­pla a lite­ra­tura, a poe­sia e a ludi­ci­dade, com seu jeito sin­gu­lar de envol­ver adul­tos e crianças.